Noções básicas do Google Ads: um guia para configurar sua primeira campanha do Google Ads

Anúncios
]

O Google Ads representa para o marketing on-line o que o ” movimento da pizza ” significa para os esquiadores iniciantes – assim que você pegar o jeito do básico, começará a ver os resultados imediatamente (e provavelmente ficará ansioso para aprender mais, mais, mais).

 

Mas essa curva de aprendizado inicial pode ser um pouco assustadora, especialmente se você ainda está aprendendo sobre marketing online em geral e todas as táticas, ferramentas e estratégias que vêm com ele.

Anúncios


Como Google é basicamente sinônimo de Internet, vale a pena ser amigável com o Google Ads. Não só eles vão começar o seu negócio, produto ou ofertas na frente de um monte mais das direitas olhos, eles podem ajudar de crédito boa construção dentro do ecossistema do Google para reforçar seus esforços de classificação orgânica.

Mas você tem que rastrear antes de andar, então elaborei um guia passo a passo para criar e configurar seu primeiro Google Ads. Divulgação total – sou muito novo na configuração do Google Ads, no interesse de adotar uma abordagem de iniciante genuína e sem enganos . Também incluí todos os recursos incríveis que usei em minha pesquisa na parte inferior do post, para que você possa explorar estratégias avançadas em seu lazer. Agora vamos enfrentar essa colina de coelho juntos.

Por que devo usar o Google Ads?

O Google Ads apresenta suas ofertas a um público-alvo superdirecionado que, em muitos casos, está procurando ativamente exatamente o que você está oferecendo. Além do poder pay-to-play de anunciar sua empresa no mecanismo de pesquisa mais usado do mundo, o Google Ads pode ser o seu portal para a construção de um alto Índice de qualidade que se reflete em sua empresa em geral.

Anúncios


O Índice de qualidade é uma medida de relevância por meio de uma avaliação da taxa de cliques, da relevância do anúncio e da experiência nas páginas de destino. É uma forma de o Google calcular quais anunciantes estão criando anúncios honestos, bem direcionados e úteis e aqueles que … não estão.

Você conhece aqueles anúncios com muitos cliques e palavras-chave que o levam a um site misterioso ou página com um milhão de produtos diferentes? Seus Índices de qualidade provavelmente estão no cocô – e essa merda tem consequências , como:

  • Quais anúncios estão qualificados para exibição
  • Como os anúncios qualificados são classificados nos resultados de pesquisa
  • CPC (custo por clique) que você pagará como anunciante

O que o Google está realmente procurando é a experiência que você está oferecendo às pessoas que procuram essas palavras-chave. Seu Índice de qualidade fica melhor quanto mais relevantes forem suas palavras-chave para sua oferta, quanto mais direcionada for a mensagem do seu anúncio e quanto melhor sua página de destino corresponder ao seu anúncio – para que os visitantes obtenham exatamente o que esperam ao clicar. Isso também se traduz em maiores oportunidades de anúncios, classificações de anúncios mais altas, custos por clique mais baixos e mais retorno sobre seus gastos com anúncios.

Dica do especialista de Andrew Miller, cofundador da Workshop Digital : “A relevância do anúncio é extremamente importante, mas não subestime a experiência dos visitantes nas páginas de destino. Os anunciantes podem melhorar o Índice de qualidade criando páginas de destino que carregam rapidamente , têm uma ótima aparência em dispositivos móveis e fornecem aos usuários uma sensação de confiança de que seus dados serão protegidos.

Recomendo executar todas as páginas de destino por meio da ferramenta PageSpeed ​​Insights do Google para encontrar oportunidades de acelerar as coisas. Certifique-se de testar suas páginas de destino e site em uma variedade de dispositivos e sistemas operacionais para garantir que todos os visitantes possam obter o que precisam. Por fim, faça com que sua política de privacidade e políticas de proteção de dados sejam transparentes e visíveis. ”

Termos para saber

  • Pagamento por clique (PPC) : termo geral para publicidade online paga, em que você paga pelo número de cliques em seu anúncio.
  • AdRank: um valor atribuído à posição do seu anúncio em relação a outros anúncios. Basicamente, quando há vários anúncios sendo exibidos no topo da página de resultados de um mecanismo de pesquisa, é aqui que você aparece na fila.
  • Lances : o valor mais alto que você deseja pagar por um clique no anúncio.
  • Taxa de cliques (CTR) : o número de cliques que seu anúncio recebe dividido pelo número de vezes que ele é exibido, como uma porcentagem.
  • Custo por clique (CPC) : quanto custa cada clique em um anúncio individual.
  • Taxa de conversão : o número médio de conversões em seu anúncio, como uma porcentagem. Uma conversão é a ação que você deseja que os visitantes realizem depois de clicarem no anúncio – uma venda, ligação, inscrição etc.
  • Palavras-chave: palavras ou frases que descrevem seu produto ou serviço que você escolhe para ajudar a determinar quando e onde seu anúncio pode ser exibido.
  • Índice de qualidade: avaliação do Google sobre a qualidade de seus anúncios, palavras-chave e páginas de destino.
  • Volume de pesquisa : o número de pesquisas esperadas para uma palavra-chave em um determinado período de tempo.

Que tipo de anúncio posso exibir com o Google?

Com o objetivo de abordar o básico, abordaremos apenas os anúncios da rede de pesquisa nesta postagem. Mas existem várias opções para explorar com o mundo da publicidade do Google.

Rede de pesquisa : anúncios de texto exibidos ao lado dos resultados de pesquisa quando uma consulta é digitada no Google.

Rede de Display : anúncios visuais exibidos para clientes em potencial, onde quer que estejam na Internet (websites, blogs relevantes etc.) na Rede de Display do Google .

Vídeo : anúncios em vídeo exibidos no YouTube e em outros sites de parceiros de vídeo.

Rede de Pesquisa com Display : você adivinhou: uma combinação de anúncios gráficos e de pesquisa.

Shopping : projetados para produtos físicos, esses anúncios são exibidos na parte superior dos resultados da pesquisa e fornecem descrições detalhadas de seu item.

Aplicativo universal : promove seu aplicativo no Google Play, YouTube, Rede de Display do Google e Pesquisa Google.

Extensões de anúncio : um recurso que mostra informações extras sobre sua empresa, como número de telefone, endereço, avaliação da loja ou links adicionais de sites.

Remarketing : exibe seu anúncio para pessoas que já visitaram seu site, onde quer que estejam, como na Rede de Display , usando cookies .

Em quais palavras-chave devo dar um lance?

Você pode usar o Planejador de palavras- chave do Google para pesquisar palavras-chave, descobrir novas e obter lances estimados para aquelas que você planeja buscar. Embora precise de uma conta do Google Ads para acessar o Planejador de palavras-chave, você ainda não precisa ter nenhum anúncio em exibição. A inscrição é totalmente gratuita.

O especialista em SEO Brian Dean tem um excelente guia para iniciantes no uso do planejador de palavras-chave . Confira as instruções passo a passo completas para obter o máximo de suas palavras-chave. Mas algumas coisas para ter em mente ao escolher:

  • Pense na intenção de pesquisa , não apenas nas descrições . Ponha-se na mente de seu cliente – para quais termos ele estaria procurando e para os quais seu produto ou serviço poderia ser a solução? Por exemplo, se você está vendendo saias de grama para gatos, você pode querer explorar termos como “roupas engraçadas para gatos” ou “roupas novas para gatos” (ou “hospital mais próximo” para o eventual rescaldo).
  • Quanto mais específica for a sua oferta e quanto mais específico for o seu cliente, mais específicas devem ser as suas palavras-chave. Digamos que você tenha um excedente de corredores femininos da Nike tamanho 8 para vender. Provavelmente, seu anúncio será exatamente o que alguém que pesquisa “Nike feminino tamanho 8” ou “tênis Nike feminino em promoção” está procurando. Observe que ser muito específico pode restringir suas oportunidades de pesquisa, então você terá que encontrar o equilíbrio certo entre ser superdimensionado e usar termos com volume de pesquisa suficiente para chegar às pessoas.
  • Defina lances para palavras-chave mais amplas se quiser alcançar mais pessoas. Se o seu anúncio for mais geral, ele pode se aplicar a mais pessoas e ser relevante para uma pesquisa mais geral. No entanto, palavras-chave com maior volume de pesquisa têm concorrência mais acirrada e podem ser mais caros para licitar, então brinque com palavras-chave abrangentes que sejam relevantes para sua oferta e dêem ao seu anúncio uma chance decente de ser notado.
  • Se você gosta de terceirizar para robôs, o Google oferece uma ferramenta chamada Lances inteligentes, que usa aprendizado de máquina para definir lances em palavras-chave e otimizar seus anúncios para conversão.

Dica do especialista: “A pesquisa de palavras-chave não é um exercício do tipo“ configure e esqueça ”. É um processo contínuo de expansão (encontrar mais palavras-chave para testar) e refinamento (selecionar palavras-chave com baixo desempenho) que requer atenção regularmente.

O Google Keyword Planner é ótimo para palavras-chave de médio a alto volume, mas os nichos de destino podem exigir um pouco mais de pesquisa: Google Search Console para consultas de pesquisa orgânica, entrevistas com clientes atuais, equipes de vendas e especialistas do setor, ferramentas de inteligência competitiva como SEMRush ou Spyfu e dados do Google Trends ”.

Configurando seu primeiro anúncio

Depois de classificar suas palavras-chave, você estará pronto para configurar seu anúncio.

Felizmente, o Google torna esse processo bastante simples. Você pode já ter concluído algumas dessas etapas ao se inscrever para acessar o Planejador de palavras-chave.

Passo um

Faça login no Google Ads para inserir o nome da empresa e a página de destino para a qual deseja enviar os visitantes do anúncio. Por exemplo, escolhi criar um anúncio para a página de recapitulação do vídeo de nossa mais recente conferência de apelo à ação para este exemplo. (Alerta de plugue desavergonhado: os vídeos são gratuitos e contêm muitos conselhos de especialistas em marketing!)

A razão pela qual o Google (e a Unbounce, naturalmente) enfatizam o uso de uma página de destino como destino de anúncio PPC em vez de sua página inicial ou site é porque eles são inerentemente mais direcionados. Eles podem ser totalmente personalizados para corresponder a cada anúncio, proporcionando uma experiência mais focada e relevante para o visitante com uma única frase de chamariz. E, em sua essência, o que deixa o Google feliz – e os Índices de qualidade e o ROI do anúncio aumentam – é a relevância.

Se você ainda não tem uma página de destino, estamos oferecendo o uso gratuito da plataforma Unbounce para aqueles em serviços essenciais como saúde, educação, organizações sem fins lucrativos e governo por três meses a partir da data de inscrição inicial. Aprenda aqui como criar, projetar e publicar uma página de destino profissional em um piscar de olhos. Para obter mais dicas, Noções básicas da página de destino e a Biblioteca de recursos de conversão têm tudo o que você precisa saber para criar uma página de alta conversão.

Passo dois

Selecione sua meta de conversão com base na frase de chamariz que você adicionou à sua página de destino. Nesse caso, pedimos que as pessoas se inscrevam para ter acesso aos vídeos do CTAConf 2019. A meta de conversão é como você realmente pode medir o sucesso do seu anúncio.

Passo três

Escolha os locais em que deseja que seu anúncio apareça. A contagem de público no canto direito se ajustará automaticamente conforme você adiciona e remove opções de local para que você possa avaliar se o tamanho do seu público é muito pequeno para se preocupar ou muito grande para permitir um impacto.

A página de destino que estou promovendo é aplicável a mais do que apenas colombianos britânicos e albertenses, mas, para este anúncio em particular, quero manter o público em um tamanho administrável e não ir tão amplo a ponto de ser exibido para 50 milhões de pessoas de uma vez e engolir meu orçamento é como um Big Mac às 2 da manhã.

Se você deseja levar sua estratégia geográfica um passo adiante, Erin Bell da WordStream escreveu um guia abrangente para a segmentação geográfica do Google AdWords .

Dica do especialista: “O público“ perfeito ”é a combinação certa de qualidade (probabilidade de conversão) e quantidade (número de clientes em potencial), que variam para cada empresa. Considere seus orçamentos e tolerância ao risco ao selecionar seu público-alvo.

Se você tem um orçamento menor ou está apenas começando a usar o Google Ads, recomendo começar com um público-alvo bem direcionado de seus clientes mais prováveis. É fácil gastar mais quando você encontra uma combinação de palavras-chave e locais que equilibram qualidade e quantidade. Pode ser difícil identificar palavras-chave e públicos-alvo de alto desempenho se você lançar uma rede muito ampla. ”

Quarto Passo

É hora da palavra-chave. Adicione as palavras-chave e os termos que deseja segmentar. Como fez com o tamanho da localização do público, o Google ajustará seu potencial de alcance mensal conforme você adiciona e subtrai palavras-chave. Também sugerirá palavras-chave relacionadas para impulsionar seus esforços, se necessário.

Quinto Passo

Escreva seu anúncio! A cópia deve espelhar a mensagem em sua página de destino para criar a experiência de anúncio mais coesa possível, obter esses preciosos pontos de relevância com os senhores supremos do Google e, o mais importante, converter mais cliques. Obtenha dicas sobre como escrever o melhor e mais atraente texto do Google Ads aqui .

Dica do especialista: “Cada anúncio deve reforçar as palavras-chave ou a intenção de pesquisa, destacar suas propostas de valor ou diferenciais e incluir uma forte frase de chamariz com uma oferta ou incentivo.

Tente identificar onde cada pesquisador está em sua jornada. Por exemplo, eles são capazes de articular o (s) problema (s) que estão tentando resolver? Já conhecem soluções e / ou marcas que os podem ajudar? Eles conhecem sua marca? O texto do seu anúncio provavelmente precisará ser alterado a cada estágio da jornada do cliente para levar as pessoas mais perto de encontrar uma solução para seus problemas.

Você também pode usar os anúncios de pesquisa responsivos do Google para fornecer vários títulos e descrições ao mesmo tempo. O Google testará e alternará automaticamente as variações do anúncio para você. Com dados suficientes, o Google pode começar a otimizar os anúncios para mostrar as melhores combinações para cada pesquisa. ”

Etapa Seis

Defina seu orçamento – ou lance – para que o Google saiba quanto você deseja gastar por dia em cliques em seus anúncios. A quantidade de cliques que você receberá depende de seu custo por clique, que depende de suas palavras-chave, tamanho do público e qualidade do anúncio. Depois de obter cliques suficientes para atingir seu limite de gasto diário, o Google deixará de exibir seu anúncio até o dia seguinte. Você pode seguir as sugestões do Google ou inserir um valor personalizado com base em seu orçamento.

Dica do especialista: “Sempre recomendo um orçamento inicial que permite comprar pelo menos 300-500 cliques. O custo por clique (CPC) vai variar dependendo do seu setor e dos concorrentes, portanto, seu orçamento deve ser alto o suficiente para pagar esse período inicial de teste.

Os primeiros 300-500 cliques fornecerão dados suficientes para medir os resultados (ligações, transações, envios de formulários de leads etc.), determinar uma linha de base e o ROI do projeto. Se você estiver satisfeito com os resultados das primeiras centenas de cliques, aumente seu orçamento em incrementos confortáveis ​​até encontrar um ponto de retorno decrescente e, em seguida, procure outras palavras-chave ou públicos-alvo para continuar sua expansão. Se o teste inicial não atender às suas expectativas, reveja suas suposições, mude uma variável e teste novamente. ”

Depois de clicar em “Avançar”, você será levado a uma página para revisar o anúncio do Google e os parâmetros da campanha. Em seguida, você será solicitado a inserir suas informações de pagamento antes de finalmente enviar seu anúncio.

Você não será cobrado até que o anúncio tenha concluído seu curso, já que o Google não saberá quanto seu anúncio realmente custa até que todos os cliques sejam contabilizados. Os pagamentos podem ser feitos automaticamente após o término da campanha publicitária ou como uma fatura mensal. E não se esqueça de pegar seu crédito de publicidade de US $ 150 para quem está entrando pela primeira vez no Google Ads.

Agora você está pronto! Bem, quase. Depois de enviar seu anúncio, o Google irá processá-lo e informar se ele foi aprovado ou negado. Não se preocupe se não for concluído na primeira vez – você será informado exatamente o que precisa ser consertado e será capaz de reenviar.

Otimizando seus anúncios do Google

O marketing nunca dorme – sempre há maneiras de ajustar e experimentar os anúncios para obter o máximo de conversões. Certifique-se de verificar suas campanhas e procurar maneiras de otimizar seus anúncios e suas respectivas páginas de destino PPC para conectar quaisquer vazamentos de conversão e aproveitar ao máximo seus gastos com anúncios.

O teste A / B , que envolve a execução de várias páginas na mesma campanha para testar diferentes mensagens, design e frases de chamariz, é uma das maneiras mais eficazes de ver o que está repercutindo em seu público (e o que não está).

Se você estiver criando páginas de destino Unbounce, o Smart Traffic também pode executar esses experimentos para você, usando o aprendizado de máquina para enviar os visitantes à variante de página mais relevante com base em atributos individuais. Aprenda como usar o Smart Traffic para converter mais cliques com o poder onipotente dos robôs.

Dica do especialista: “Algumas das maiores vitórias vêm de ajudar seu anúncio a se destacar da multidão. Aqui estão algumas maneiras fáceis de enfeitar um pouco:

1. Use o máximo de extensões de anúncio possível para ajudar seus anúncios de texto a se destacarem em uma página de resultados de pesquisa. As extensões de anúncio mais comuns são botões / links “clique para ligar”, informações de localização / mapas e sitelinks que destacam outro conteúdo em seu website. Existem vários outros, então certifique-se de testar tantos quanto possível.

2. Crie anúncios específicos para celular para personalizar a experiência dos usuários em trânsito. Isso pode incluir um conjunto diferente de frases de chamariz ou ofertas. Por exemplo, ofereça instruções de direção ou clique para ligar / opções de texto que minimizam o número de cliques necessários para interagir com você.

3. Promova uma oferta atraente que ajude seu anúncio a se destacar dos outros. Os consumidores estão condicionados a buscar descontos, frete grátis e entrega rápida. ”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima