Palavras-chave e frases bem escolhidas garantem que seu anúncio pay-per-click (PPC) seja visto por pessoas que procuram produtos e serviços como os seus em mecanismos de pesquisa como o Google. As palavras-chave certas ajudam a atrair clientes em potencial, aumentar as taxas de cliques e minimizar seus custos de publicidade
Embora as dicas abaixo se baseiem no uso do Google Ads, uma abordagem muito semelhante – e provavelmente as mesmas palavras-chave – também funcionará com o Microsoft Advertising.
1. Entenda o que constitui uma boa palavra-chave ou frase
Palavras-chave e frases devem ser altamente específicas e relevantes para o que você está oferecendo. Quando alguém digita suas palavras-chave no Google, deve estar procurando uma empresa exatamente como a sua. Como resultado, as pessoas que clicarem em seu anúncio já estarão predispostas a comprar de você.
2. Pense como seus clientes
Coloque-se no lugar de seus clientes. Se eles estiverem procurando um produto ou serviço como o seu, quais palavras e frases eles digitarão no Google? Simon Guest, chefe de marketing de desempenho da Zeal , diz: “Licite nos termos da sua marca. Eles são baratos, convertem bem, ajudam a proteger contra a concorrência e realmente ajudam na classificação do seu mecanismo de pesquisa. O que há para não amar?”
3. Amarre tudo junto
O Google recompensa a relevância: não se trata apenas de pagar para chegar ao topo da lista. Portanto, suas palavras-chave devem estar intimamente ligadas ao texto do seu anúncio de pagamento por clique. Isso, por sua vez, deve corresponder às palavras e frases que você usa na página de destino do seu site para a qual o anúncio está vinculado.
4. Seja específico e direcionado
Evite usar termos ou palavras muito genéricos. Não fique tentado a adicionar palavras-chave que não estão relacionadas ao seu anúncio, mas que geram muito tráfego. As pessoas que você atrai não estarão interessadas no seu produto ou serviço, os custos serão maiores e isso pode refletir negativamente no seu negócio.
Palavras-chave únicas costumam ser muito genéricas, enquanto frases mais longas costumam ser mais direcionadas. Por exemplo, entrega em caixa de vegetais orgânicos é uma frase específica que atrairá exatamente os clientes certos para um serviço de entrega de vegetais orgânicos. Usar essas palavras-chave separadamente ou em outras combinações pode ter muito menos sucesso.
5. Liste as diferentes variações
Seus clientes podem usar termos diferentes para seu produto ou serviço. Portanto, sempre liste variações em suas palavras-chave. Isso pode incluir termos coloquiais, sinônimos (como loja e loja), nomes de produtos e números de série, grafias alternativas e versões no singular e no plural. Você pode até listar erros de ortografia comuns.
6. Use a ferramenta de palavras-chave do Google para obter ideias
Para obter ideias de palavras-chave e expandir sua lista, você pode usar o Planejador de palavras-chave do Google Ads . Tudo o que você precisa fazer é enviar uma palavra, frase ou página da web relacionada ao que deseja anunciar e, em seguida, escolher palavras-chave relevantes nos resultados. Depois que a ferramenta fornecer algumas ideias iniciais, você pode usar o melhor delas para gerar ideias ainda mais específicas.
Se você tiver muitas palavras-chave, pode ser uma boa ideia criar campanhas diferentes com base em algumas palavras-chave bem focadas.
7. Idioma e local de destino
Você pode alterar as configurações de idioma e local para garantir que seus anúncios sejam exibidos para as pessoas certas. Sempre certifique-se de que seu local de destino reflita onde você faz negócios. Dependendo de onde seus clientes estão, você pode definir territórios, países, regiões, cidades ou até mesmo áreas de influência menores.
A segmentação personalizada pode ser muito precisa. Seu anúncio será exibido apenas para pessoas na área que você especificar – como todas as pessoas em um raio de dez milhas das instalações da sua empresa. Isso é ideal para lojas ou restaurantes locais, por exemplo.
8. Compreenda as opções de correspondência de palavras-chave
O Google oferece várias maneiras de combinar palavras-chave . A maneira como você usa a pontuação ao inserir as palavras-chave indica o tipo de correspondência que você deseja.
- A correspondência ampla é a configuração padrão do Google para todas as palavras-chave. Seus anúncios podem ser acionados quando alguém pesquisa qualquer palavra relacionada às suas palavras-chave. Se suas palavras-chave forem design e manutenção de jardins, por exemplo, seu anúncio poderá ser exibido se alguém digitar ‘manutenção de jardins’. Variações como sinônimos (loja / loja, por exemplo) e formas no singular e no plural também podem acionar seus anúncios. Você não precisa usar nenhum tipo de pontuação para especificar que uma palavra-chave tem correspondência ampla.
- O modificador de correspondência ampla é semelhante à correspondência ampla, mas um pouco mais direcionado. Você especifica uma ou mais palavras colocando um sinal de adição antes de cada uma. Seu anúncio será exibido apenas para pesquisas usando essas palavras ou variações aproximadas delas (como erros de ortografia ou plurais).
- A correspondência de frase é mais bem direcionada. Seu anúncio é exibido apenas quando alguém digita uma frase que corresponda a toda a frase de palavra-chave – por exemplo, design e manutenção de jardins. Portanto, se alguém digitar design e manutenção de jardins urbanos, seu anúncio será acionado. Use aspas para indicar que suas “palavras-chave” devem ter correspondência de frase.
- A correspondência exata dá outro passo adiante. As pesquisas devem ser idênticas à frase da palavra-chave ou uma variação aproximada (por exemplo, com o mesmo significado ou com as palavras em uma ordem diferente). Para obter uma correspondência exata, coloque sua [frase de palavra-chave] entre colchetes. Com a correspondência exata, você pode obter taxas de cliques (CTRs) mais altas, pois seu anúncio só é exibido quando as pesquisas são especificamente relevantes para sua frase de palavra-chave.
9. Exclua palavras-chave negativas
Excluir palavras-chave negativas é uma maneira útil de impedir que pesquisas irrelevantes acionem seu anúncio. Adicione um sinal de menos antes de uma palavra-chave para que seja especificamente excluída. Portanto, se você fosse um designer de jardim usando a palavra-chave design de jardim, poderia adicionar -book para garantir que as pesquisas por livros de jardinagem não exibissem seu anúncio. Se você vende câmeras, mas não filmadoras, pode transformar as câmeras de vídeo em uma palavra-chave negativa.
Você pode descobrir que uma palavra-chave que deseja usar também está relacionada a outra coisa. Por exemplo, uma palavra-chave pode ter mais de um significado ou o nome da sua empresa também pode ser o nome de algo totalmente não relacionado. Nesse caso, você pode usar palavras-chave negativas para ajudar a evitar que seu anúncio seja exibido nessas pesquisas.