Considerando as circunstâncias em que você se encontrou, acho provavelmente melhor que – ao contrário do meu estilo típico – eu mantenha esta introdução curta e amável.
Seus anúncios do Google não estão sendo exibidos. Isso é alarmante, para dizer o mínimo.
Se você não está vendo seus anúncios na pesquisa do Google, pode não ser motivo para alarme: você só deve usar a ferramenta de visualização de anúncios para verificar seu anúncio.
Mas se eles não forem exibidos na ferramenta de visualização de anúncios? Isso é um problema.
A boa notícia: é mais do que provável que haja uma explicação perfeitamente boa para o motivo pelo qual seus anúncios do Google não estão sendo exibidos. Para maior clareza, dividirei esses motivos em duas categorias: relacionados ao desempenho e não relacionados ao desempenho . Como geralmente são mais fáceis de consertar, começarei com os da última categoria.
Quer ir direto ao ponto? Execute nosso Classificador de desempenho do Google Ads gratuito e você obterá uma auditoria personalizada e instantânea de sua conta do Google Ads!
Anúncios do Google não exibidos: problemas de desempenho
Aqui está o que quero dizer com “problemas de não desempenho”. Freqüentemente, seus anúncios do Google não estão sendo exibidos por motivos não relacionados à qualidade de seus anúncios, páginas de destino, grupos de anúncios, etc. Em outras palavras: mesmo que você esteja fazendo um excelente trabalho ao aderir às práticas recomendadas do Google Ads , há ainda há muitos motivos pelos quais seus anúncios do Google podem parar de ser exibidos. Aqui estão sete deles.
1. Seu pagamento não foi realizado
Se, como muitos anunciantes, você está pagando por sua conta do Google Ads por meio de pagamentos automáticos, o Google cobrará de você quando (1) você atingir seu limite de pagamento predefinido ou (2) chegar ao final de seu período de faturamento atual . Depende do que acontecer primeiro.
Obviamente, para que essas transações ocorram sem problemas, as informações de pagamento vinculadas à sua conta precisam ser válidas e atualizadas. Se o Google não puder cobrar de você, seus anúncios não serão exibidos nos resultados de pesquisa.
2. Seus lances são muito altos ou muito baixos
Como você deve saber, você deve definir um orçamento diário para cada uma de suas campanhas do Google Ads. Se o lance máximo de custo por clique (CPC) definido para uma determinada palavra-chave exceder o orçamento da campanha em que ela está inserida, seus anúncios não serão exibidos para consultas que correspondam a essa palavra-chave. Certifique-se de que sua conta esteja livre desses conflitos entre orçamentos de campanha e lances de palavras – chave .
No outro extremo do espectro, seus anúncios do Google podem não estar sendo exibidos porque seus lances são muito baixos . A classificação do seu anúncio para um determinado leilão depende do seu índice de qualidade para a palavra-chave que você está definindo, bem como do próprio lance. Se você navegar até a seção Palavras – chave de sua conta do Google Ads, poderá usar simuladores de lances para estimar o impacto de aumentar seus lances em valores diferentes.
Você pode adicionar qualquer uma dessas colunas ao seu relatório de palavras-chave.
3. O volume de pesquisa de palavras-chave é muito baixo
Se uma palavra-chave que você está segmentando gera pouco ou nenhum tráfego de pesquisa mensalmente, os anúncios vinculados a essa palavra-chave podem não ser qualificados para exibição. Assim que o Google perceber que você está alvejando uma palavra-chave de volume extremamente baixo , ela ficará temporariamente inativa em sua conta. Se o volume de pesquisa aumentar a um nível razoável, o Google irá automaticamente reativar a palavra-chave.
No entanto, taticamente, simplesmente esperar que o volume aumente não é exatamente uma boa ideia. Usando o Planejador de palavras-chave do Google (que vem com sua conta do Google Ads) ou nossa própria Ferramenta de palavras-chave grátis , você deve tentar o seu melhor para encontrar uma palavra-chave semelhante com volume substancial.
Sem tempo para ler a postagem completa agora? Você pode baixá-lo para mais tarde .
4. Seu anúncio foi pausado, removido ou reprovado
É possível que seus anúncios do Google não estejam sendo exibidos simplesmente porque foram pausados ou porque os grupos de anúncios ou campanhas que os hospedam foram pausados. Nesse caso, tudo o que você precisa fazer é mudá-los de Pausado para Ativado .
Como alternativa, seus anúncios podem não estar sendo exibidos porque eles – ou seus grupos de anúncios ou campanhas correspondentes – foram removidos de sua conta por um motivo ou outro. Infelizmente, se este for realmente o caso, você terá que começar do zero.
Para ver se você pausou ou removeu acidentalmente algo em sua conta, basta navegar até Histórico de alterações . Aqui, você pode ver as alterações feitas em sua conta e filtrar por Status .
Se você se certificou de que nada foi pausado ou removido e ainda não está vendo seus anúncios do Google sendo exibidos nos resultados de pesquisa, é possível que eles tenham sido reprovados. Obviamente, qualquer anúncio reprovado não pode ser exibido aos usuários. Para saber como você pode corrigir seus anúncios reprovados e colocá-los de volta nas SERPs, verifique as políticas de anúncios do Google .
5. Há um erro de programação ou segmentação
Assim como você define um orçamento para cada uma de suas campanhas do Google Ads, você também define uma programação de publicidade para cada campanha, permitindo que você diga ao Google em quais dias da semana e horas do dia deseja que seus anúncios sejam exibidos. Navegue até a guia Programação de anúncios da campanha com a qual você está preocupado e certifique-se de que seus anúncios não estejam programados de maneira muito restrita.
Ao lado dessa guia Programação de anúncios, você também encontrará os parâmetros de local de destino para sua campanha. É possível que seus anúncios do Google não estejam sendo exibidos simplesmente porque não há tráfego de pesquisa de palavras-chave suficiente proveniente da região geográfica que você está segmentando . Mais uma vez, você deve certificar-se de que essa configuração de campanha não seja muito restrita.
Dica profissional: se você deseja ver como um segmento específico de seus clientes em potencial responde aos seus anúncios sem anunciar exclusivamente para esse segmento, você pode usar a configuração de Observação em vez da configuração de segmentação . Enquanto a segmentação limita você a atingir apenas um público específico, a observação permite que você alcance um público amplo enquanto acompanha o desempenho de seus anúncios entre um público específico. Dessa forma, você está coletando ideias valiosas sem se limitar demais.
6. Palavras-chave negativas são palavras-chave ativas de negação
Palavras-chave negativas – que permitem que você impeça que seus anúncios correspondam a consultas irrelevantes – podem ser definidas no nível do grupo de anúncios e no nível da campanha. Se alguns de seus anúncios do Google não estão sendo exibidos, pode ser porque você tem palavras-chave negativas cancelando as palavras-chave ativas.
Por exemplo, digamos que você esteja definindo um lance para a palavra-chave de correspondência de frase “teste gratuito de CRM” e tenha definido o CRM gratuito como um negativo de correspondência ampla no nível da campanha . Nesse caso, a palavra-chave negativa substituirá a palavra-chave ativa. Para corrigir isso, você simplesmente precisa mudar do CRM gratuito de correspondência ampla negativa para o negativo de correspondência exata [CRM gratuito]. Isso permitiria que você anuncie para usuários que procuram uma avaliação gratuita de um CRM e, ao mesmo tempo, retém seus anúncios de usuários que procuram um CRM que não custe nada.
7. Seus ajustes de lance negativos são muito grandes
Antes de passarmos para as questões relacionadas ao desempenho que podem impedir a exibição de seus anúncios do Google, temos um último cenário a abordar: os ajustes de lance negativos que você definiu são tão grandes que estão reduzindo a classificação do seu anúncio.
Os ajustes de lance negativo – que permitem diminuir automaticamente seus lances em uma campanha específica em circunstâncias específicas – podem ser definidos em vários parâmetros diferentes: tipo de dispositivo, hora do dia, local e assim por diante. Por mais eficaz que esse recurso possa ser, se os ajustes de lance negativos que você está definindo forem muito extremos, é perfeitamente possível que você esteja saindo da competição de anúncios.
Ajustes de lance negativos definidos em determinados horários do dia (que não posso revelar!).
Mais uma vez, usar as colunas de lances simulados em seu relatório de palavras-chave será útil.
Sem tempo para continuar lendo? Confira o vídeo abaixo para descobrir por que seus anúncios não estão sendo exibidos!
Anúncios do Google não exibidos: problemas de desempenho
Às vezes, você descobrirá que seus anúncios do Google não estão sendo exibidos porque não está atendendo aos padrões do Google no que diz respeito às práticas recomendadas de PPC . Em outras palavras: há momentos em que fazer com que seus anúncios do Google sejam exibidos é uma questão de otimização . É sobre isso que falaremos no restante deste guia.
(Como a otimização é mais complicada do que ajustar um tipo de correspondência de palavra-chave negativa ou corrigir as informações do cartão de crédito, essas seções serão um pouco mais longas do que as anteriores.)
8. Seu grupo de anúncios não está focado
Cada um dos grupos de anúncios em sua conta do Google Ads consiste em dois componentes: palavras-chave e anúncios. Há um motivo pelo qual o Google os hospeda sob o mesmo teto: as palavras-chave e os anúncios que vivem no mesmo grupo de anúncios estão interligados . Quando uma de suas palavras-chave é acionada por uma consulta de pesquisa do usuário e você é inserido no leilão de anúncios, o Google sabe que deve selecionar um dos anúncios que você vinculou a essa palavra-chave.
Seu desempenho no leilão de anúncios depende da relevância do seu anúncio para a consulta do usuário; quanto mais relevante for o seu anúncio, melhor será sua classificação nos resultados da pesquisa paga. Isso me leva à questão principal: como você garante que seu anúncio seja relevante para a consulta?
Resposta curta: criando grupos de anúncios compostos por palavras-chave intimamente relacionadas . Se as palavras – chave em seu grupo de anúncios estiverem intimamente relacionadas entre si, é praticamente garantido que seu anúncio será relevante para a consulta do usuário, não importa qual palavra-chave é acionada, não importa qual anúncio é selecionado.
O fato de seus anúncios do Google não estarem sendo exibidos pode ser devido à estrutura de seus grupos de anúncios. Se você descobrir que criou seus grupos de anúncios com palavras-chave que não estão intimamente relacionadas entre si, é provável que esse seja o motivo pelo qual você não está tendo um desempenho tão bom quanto gostaria no leilão de anúncios.
9. Seu texto do anúncio não está otimizado
Garantir que seus anúncios sejam relevantes para as consultas de pesquisa de seus clientes potenciais não começa e termina com a construção de grupos de anúncios focados; é igualmente importante que você otimize sua cópia do anúncio . Felizmente, isso é um pouco mais simples do que otimizar a estrutura do seu grupo de anúncios.
Em suma, otimizar um anúncio para ter uma boa classificação nos resultados de pesquisa paga significa incorporar sua palavra-chave alvo em sua cópia . Ao escrever uma cópia que inclua sua palavra-chave alvo, você está sinalizando efetivamente para o Google que seu anúncio é relevante para a consulta de pesquisa do usuário.
(Você está percebendo um tema aqui? Ótimo! Quando seus anúncios do Google não estão sendo exibidos e você precisa otimizá-los, o nome do jogo é relevância.)
Esperançosamente, isso ajudará a esclarecer minhas recomendações anteriores sobre a estrutura do grupo de anúncios. Em um determinado grupo de anúncios, você deve ter mais palavras-chave do que anúncios . Se você garantiu que essas palavras-chave estão intimamente relacionadas entre si, será infinitamente mais fácil incorporá-las em sua cópia.
Pense da seguinte maneira: se você alojasse as palavras-chave “comida para cachorro” e “coleira de cachorro de 10 pés” no mesmo grupo de anúncios, seria muito difícil escrever um texto que incorporasse as duas, certo? Por outro lado, se você alojasse as palavras-chave “comida para cachorro” e “lanches para cachorro” no mesmo grupo de anúncios, estaria em ótima forma.
Resumindo: seus anúncios do Google podem não estar sendo exibidos simplesmente porque sua cópia não é suficientemente focada em palavras-chave.
10. Sua página de destino não é relevante
Ao julgar se você merece uma classificação elevada nos resultados de pesquisa paga, o Google não olha apenas para a relevância do texto do seu anúncio – ele também olha para a relevância da sua página de destino . Essencialmente, se sua página de destino falhar em ajudar os usuários a fazer o que eles precisam fazer – conforme indicado pela intenção por trás de suas consultas de pesquisa – você se sairá mal no leilão de anúncios.
Veja o que isso significa para você: você precisa examinar atentamente cada uma das palavras-chave que está segmentando com seus anúncios do Google. Pense nos usuários cujas consultas estão acionando essas palavras-chave. Com o que eles estão lutando? O que eles estão tentando realizar? O que você pode fazer para ajudá-los?
Página de destino de um anúncio acionado pela consulta “software de colaboração”.
Suas respostas a essas perguntas devem informar o conteúdo de suas páginas de destino . Quanto melhor você resolver os problemas dos usuários com suas páginas de destino, melhor será seu desempenho no leilão do Google Ads. Para uma boa medida, você também deve certificar-se de incorporar as palavras-chave de destino em sua cópia da página de destino. Isso só pode te ajudar.
11. Sua taxa de cliques é muito baixa
Uma última explicação do motivo pelo qual seus anúncios do Google não estão sendo exibidos é a taxa de cliques – a taxa na qual seus anúncios transformam impressões em cliques. Do ponto de vista prático, o CTR de seu anúncio indica o quão atraente ele é para seus clientes em potencial. Se a CTR do seu anúncio for alta, isso significa que sua mensagem está ressoando muito bem com os usuários; se a CTR do seu anúncio é baixa, o oposto é verdadeiro.
O Google recompensa os anunciantes que escrevem anúncios que atraem os usuários . Portanto, quanto menor for a CTR de um determinado anúncio (ou palavra-chave), pior será o seu desempenho no leilão de anúncios. Se você deseja dar ao seu anúncio uma chance melhor de ser exibido de forma consistente para seus clientes em potencial, você precisa escrever uma cópia que prenda a atenção deles e os obrigue a clicar.
Acredite ou não, nosso conselho para escrever um texto do anúncio que obrigue os usuários a clicar é basicamente o mesmo que nosso conselho para criar páginas de destino hiper-relevantes: você precisa olhar para a palavra-chave que seu anúncio está direcionando e pensar nos usuários que estão acionando essa palavra-chave e identifique o problema ou ponto problemático específico que você precisa resolver. Em outras palavras, escrever um anúncio que gere um alto CTR tem tudo a ver com atender às necessidades exclusivas de seus clientes em potencial, de acordo com sua posição ao longo da jornada do cliente .
Os clientes em potencial no início da jornada do cliente (perto do topo do funil de marketing) geralmente apreciam anúncios que fornecem informações relevantes e respondem às suas perguntas. Os clientes em potencial no final da jornada do cliente (perto do fim de seu funil de marketing) geralmente apreciam os anúncios que permitem que eles convertam ou façam uma compra.
Se seus anúncios do Google não estão sendo exibidos e você pode atribuí-los a CTRs baixos, analise atentamente o texto do seu anúncio e avalie se você está fazendo um bom trabalho no mapeamento de palavras-chave para a jornada do cliente e atendendo às necessidades dos usuários.
Os anúncios do Google não estão sendo exibidos: o panorama geral
Perceber que seus anúncios do Google não estão sendo exibidos pode ser um momento assustador e confuso para um profissional de marketing digital ou proprietário de uma empresa. É muito fácil entrar em pânico e deixar sua mente seguir um milhão de direções diferentes.
Por mais que possamos entender isso, é importante reconhecer que há uma explicação perfeitamente razoável para o motivo pelo qual seus anúncios do Google não estão sendo exibidos. Quer o problema seja baseado no desempenho ou não, sempre há algo que você pode fazer para consertar o navio e colocar seus anúncios na frente de seus clientes em potencial mais uma vez.