Quando aprendi a andar de bicicleta, lembro-me de ficar com medo. Foi um processo assustador porque eu nunca tinha feito isso antes e estava com medo de cair.
Na verdade, lembro-me de sentir o mesmo quando comecei a entrar em campanhas publicitárias pagas na agência de marketing em que trabalhava. A primeira vez que fazer algo pode ser um processo intimidante.
Mas, como profissional de marketing, é importante entender como configurar suas campanhas de publicidade paga para obter o máximo de seu orçamento.
Para fazer isso, você pode usar vários tipos de estratégias de lance para diferentes tipos de anúncios.
A seguir, vamos revisar as estratégias de lance que gerarão resultados quando você usar anúncios do Facebook e PPC / Google Ads.
Guia, modelo e planejador gratuitos: como usar o Google Ads para empresas
Estratégia de lance de anúncios do Facebook
Quando você está começando a usar os anúncios do Facebook, não é fácil descobrir qual estratégia usar.
Felizmente, o Facebook tem um guia que explica as diferentes estratégias de lance que você pode usar. Vamos mergulhar nessas estratégias e descobrir como determinar qual é a certa para você.
1. Custo mais baixo (lance automático)
Com essa estratégia, você não terá muito trabalho manual a fazer. Na verdade, o Facebook é quem define o lance automaticamente.
Se você deseja gastar todo o seu orçamento, esta é uma boa escolha para você. É uma estratégia sem intervenção e você pode obter mais retorno do seu investimento enquanto gasta seu orçamento.
Então, como saber se essa é uma estratégia que deseja implementar? Bem, essa é uma boa ideia se o objetivo de sua campanha for o conhecimento da marca, impressões, tráfego, engajamento de postagem ou geração de leads.
2. Limite de lance
Essa estratégia é um pouco diferente por causa dos processos manuais. Para este, você é quem define o lance.
Essa é uma boa opção se você deseja ter mais controle sobre o custo. Na verdade, com essa estratégia, você pode nem gastar todo o seu orçamento.
Esse tipo de estratégia funciona para os mesmos tipos de anúncios que a estratégia de custo mais baixo, é apenas mais manual e oferece mais controle sobre seus gastos. Além disso, pode ajudá-lo a aumentar a competitividade em relação a outros anunciantes.
3. Limite de custo
Se a meta de seus anúncios for tráfego, respostas a eventos, conversões externas ou geração de leads, essa também é uma boa opção.
Com essa estratégia, o Facebook define os lances enquanto você determina o valor máximo que deseja gastar.
Você pode usar esse tipo de estratégia de lances se quiser maximizar a relação custo-benefício e mantê-los dentro de um determinado limite.
4. Custo Alvo
Outra opção semiautomática, esta estratégia permitirá que o Facebook escolha o lance enquanto você define um preço-alvo. Este é o preço pelo qual você gostaria de se empenhar, mas o Facebook pode gastar um pouco mais ou menos.
Se você deseja manter um custo consistente, essa é uma boa estratégia a ser examinada. Você será capaz de prever seu custo e obter o máximo de conversões possíveis com seu custo-alvo.
No entanto, é importante ter em mente que você pode perder outras opções mais baratas.
Essa é uma boa estratégia se o objetivo do seu anúncio for tráfego, geração de leads ou conversões.
5. Otimização de valor com retorno mínimo do investimento em publicidade (ROAS)
Se você definir seus objetivos para instalações de aplicativos, conversões ou vendas por catálogo, esta é uma estratégia de lances interessante a ser considerada.
Com essa estratégia, o Facebook define o lance específico para otimizar o valor. Se você estiver usando o ROAS como a principal métrica de sucesso, esta é uma boa opção.
Essa estratégia de lances enfocará a campanha nos resultados financeiros, para que você obtenha o máximo de oportunidades enquanto mantém um ROAS mínimo.
6. Valor mais alto
Se você deseja gastar todo o orçamento e obter o maior ROAS, esta é uma boa estratégia de lances.
É hands-off, o que significa que o Facebook gerencia os lances. Você pode gastar seu orçamento, alcançando os resultados de maior valor.
Essa é uma boa estratégia se a meta de seu anúncio for instalações de aplicativos, conversões ou vendas por catálogo.
Agora que sabemos mais sobre as estratégias de lances de anúncios do Facebook, vamos mergulhar nas estratégias que você pode usar com anúncios pay-per-click ( PPC ), seja por meio do Google ou outro mecanismo de busca.
Estratégia de lance do Google Ads / PPC
Da mesma forma que os anúncios do Facebook, começar com os anúncios PPC pode parecer uma tarefa difícil se você nunca fez isso antes.
Antes de revisar as opções para estratégias de lance do Google, é importante entender como construir uma campanha.
No vídeo abaixo, a HubSpot Academy analisa como criar sua primeira campanha do Google Ads e explica como funciona o sistema de leilão do Google Ads.
Agora, vamos mergulhar nas opções que o Google tem para estratégias de lances.
1. Custo por clique manual (CPC)
Semelhante às estratégias manuais do Facebook, se você deseja ter mais controle sobre os custos e gastos, esta é uma boa estratégia para você.
Com o CPC manual, você seleciona o preço que deseja pagar por cada clique. Então, o Google garantirá que você nunca gaste mais desse valor por um clique.
2. Custo alvo por aquisição (CPA)
Com essa estratégia, você pode definir um CPA desejado que permite ao Google saber quanto você deseja gastar na produção de uma ação.
De acordo com o Google, “Usando informações históricas sobre sua campanha e avaliando os sinais contextuais presentes no momento do leilão, o lance de CPA desejado encontra automaticamente um lance ideal para seu anúncio sempre que ele estiver qualificado para exibição. O Google Ads define esses lances para atingir um CPA médio igual à sua meta em todas as campanhas que usam essa estratégia. “
Com essa configuração, você paga por conversões em vez de cliques.
3. ROAS alvo
Semelhante à estratégia de ROAS do Facebook, você também pode determinar quanto deseja receber de seus gastos com publicidade com anúncios PPC.
Essa é uma ótima estratégia a ser usada se você deseja obter mais valor de conversão com um ROAS desejado que você mesmo definiu.
4. Maximize os cliques
Às vezes, quando você configura uma campanha PPC, tudo o que importa é maximizar seus cliques.
Quando for esse o caso, você pode usar essa estratégia para permitir que o Google ajuste sua campanha automaticamente para obter o máximo de cliques.
Esta é a maneira mais simples e direta de definir lances para cliques. Tudo o que você precisa fazer é definir seu orçamento diário médio e o Google fará o resto.
5. Maximize as conversões
Por outro lado, se as conversões são a principal métrica que você está usando para ter sucesso, você pode querer olhar para uma estratégia de maximizar conversões.
Com essa estratégia, o Google se concentrará em otimizar sua estratégia de lances para ajudá-lo a obter conversões.
Essa é uma boa estratégia a ser usada se você deseja gastar todo o seu orçamento e, ao mesmo tempo, obter o máximo de conversões possível.
6. Definir localização da página de pesquisa
Se você deseja que seu anúncio seja classificado em um local específico na página de resultados do mecanismo de pesquisa, essa é uma boa estratégia a ser considerada.
O Google otimizará sua estratégia de lance para que seu anúncio seja exibido em um local específico.
7. Parcela de superação desejada
Com esse tipo de estratégia, o Google permite que você escolha a frequência com que deseja superar seus concorrentes.
Essa é uma boa estratégia se você estiver focado em aumentar a competitividade de seus anúncios.
8. CPC otimizado
Com essa estratégia, você pode ajustar automaticamente seus lances manuais para tentar maximizar as conversões.
Esta é apenas uma versão aprimorada da estratégia de CPC manual. Se você estiver testando anúncios de CPC, essa é uma boa estratégia para aprender mais.
Em última análise, você deve experimentar e descobrir quais estratégias funcionam para o seu negócio. Mesmo se você fizer uma estratégia de lance automático, deve observá-la cuidadosamente e monitorar os resultados.