Quer você seja uma empresa iniciante ou um proprietário de empresa veterano que só precisa renovar sua estratégia de marketing, você veio ao lugar certo.
O marketing pode parecer um pouco opressor e por um bom motivo. Existem muitas partes móveis e, quando você pensa que as controla, as tendências mudam e surgem novas práticas recomendadas. É por isso que tantas empresas acham mais fácil e mais econômico contratar uma agência de marketing para fazer o trabalho. De modo geral, contratar apenas um único funcionário de marketing interno custa mais dinheiro por ano do que contratar uma agência inteira – uma agência onde você recebe web designers, estrategistas, representantes de atendimento ao cliente, gerentes de mídia social, especialistas em SEO, gurus de PPC, designers gráficos e mais.
Mas se você é do tipo faça-você-mesmo, aqui está uma lista de verificação básica do que você deve fazer para iniciar seus planos de marketing de longo prazo.
Lista de verificação de marketing
Defina metas.
- É impossível saber se o seu marketing está funcionando se você não tiver metas e expectativas. Você planeja aumentar os seguidores nas redes sociais? Por quantos? Você quer aumentar a receita? Por quanto? Seja específico.
Reúna seu banco de dados de clientes.
- Começar com um bom CRM para gerenciar seus clientes e leads é crucial. HubSpot é ótimo, e atualmente você pode obter o CRM e uma tonelada de outras ferramentas de marketing e análises por apenas US $ 50 por mês. Você pode aprender mais sobre este conjunto de ferramentas aqui . Um bom CRM é como você manterá seu histórico de interação com cada pessoa e saberá quais etapas precisam ser executadas com elas, o que, por sua vez, tornará seu negócio mais eficiente. Um ponto a ser lembrado: se você planeja enviar e-mails de marketing para seus contatos, certifique-se de ter recebido consentimento implícito ou expresso deles.
Conheça seu cliente
- Configure uma buyer persona – ou algumas delas. Você deve ter um bom entendimento de quem são seus clientes para melhor direcionar os clientes futuros. Quais são seus dados demográficos típicos? Onde eles estão localizados? Quais são seus hobbies e interesses?
Aprenda SEO
- Conhecer os conceitos básicos de SEO é crucial para ajudar sua empresa a se classificar no Google e em outros mecanismos de pesquisa. Os algoritmos estão mudando constantemente, então não é apenas um aprendizado do básico. Você também precisará se manter atualizado com isso e se educar de forma consistente para ficar por dentro das mudanças digitais.
Aprenda seus canais de mídia social
- Você pode estar atualizando sua linha do tempo do Facebook há anos. Mas isso não significa que você tenha um bom entendimento do ponto de vista do marketing. Você deve fazer sua pesquisa e entender a diferença entre cada uma das principais redes sociais (mesmo algumas das menos populares podem atender às necessidades do seu negócio. Existem mais de 200 canais de mídia social!). Você deve saber quem são os dados demográficos do site de mídia social e se sua buyer persona é alguém que os usa.
Aprenda a usar canais de mídia social
- Depois de aprender o que são, você deve saber como usá-los. Aprenda a quantidade adequada de vezes para postar a cada semana, quando os melhores horários são para cada rede obter o melhor alcance, os tipos de coisas que as pessoas querem ver postado, como envolver seu público e como aumentar o número de seguidores.
Comece um blog
- A principal estratégia do inbound marketing é baseada no conteúdo e nos clientes em potencial que vêm até você em busca de informações valiosas. Usar um blog para colocar conhecimento no papel (ou na tela?) É uma forma de mostrar que você é um especialista em seu setor. Seus clientes em potencial virão até você como uma fonte de informações confiáveis e, por sua vez, verão você como uma empresa com a qual eles fariam negócios se necessário.
Ajuste seu atendimento ao cliente
- O atendimento ao cliente não é mais apenas atender o telefone. No mundo de hoje, somos superados por diferentes vias de contato com uma empresa. Mensagens do Facebook Messenger, chats ao vivo, e-mails, mensagens de texto, DMs do Twitter e Instagram, comentários sobre suas atualizações de status, postagens em sua linha do tempo, comentários no Yelp, Google e Facebook, pessoas postando em sua PRÓPRIA linha do tempo e mencionando sua empresa – estes são todas as coisas que precisam ser monitoradas e respondidas – e em tempo hábil.
Estas são algumas dicas que esperamos que sejam úteis. Embora possa ser um pouco assustador, não é totalmente impossível de fazer sozinho, se você tiver tempo e vontade.